01 -
Coloque os peitos de frango entre folhas de papel manteiga ou plástico e bata para deixá-los com espessura uniforme de cerca de ½ cm usando um martelo de carne ou frigideira pesada. Se os peitos forem muito grandes, corte-os ao meio no sentido do comprimento para formar filés mais finos. Você também pode cortar o frango em tiras desde o início, se preferir.
02 -
Misture sal, alho em pó, cominho, açúcar mascavo, orégano, chili em pó, páprica e amido de milho em uma tigela pequena. Passe um pouco de azeite sobre o frango e espalhe o tempero dos dois lados, pressionando levemente para fazer o tempero grudar.
03 -
Esquente 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Quando estiver quente, coloque o frango em uma só camada (cozinhe em etapas se precisar). Grelhe por 4-5 minutos de cada lado até dourar e atingir 74°C internamente. Deixe descansar por alguns minutos antes de cortar em tiras, se ainda não o fez.
04 -
Na mesma frigideira com os restos do frango, adicione os pimentões e a cebola fatiados. Salteie em fogo médio-alto por 7 a 8 minutos, mexendo de vez em quando, até os legumes amaciarem e ficarem levemente caramelizados nas bordas. Acrescente mais azeite se necessário para evitar que grudarem.
05 -
Adicione as tiras de frango à frigideira com os legumes e misture bem. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos para que os sabores se combinem e o prato fique quente. Retire do fogo.
06 -
Enquanto os legumes cozinham, coloque o feijão preto em uma panela pequena e aqueça em fogo baixo ou no micro-ondas por 1-2 minutos até que fique quente.
07 -
Divida o arroz de coentro e limão em quatro pratos ou tigelas. Adicione por cima o alface picado, a mistura de frango com legumes e o feijão quente. Finalize com pico de gallo, um pouco de molho de chipotle e, se desejar, enfeite com coentro fresco e uma fatia de limão.