01 -
Deixe o queijo creme fora do frigorífico por cerca de duas horas para que fique bem macio. Isso ajuda a criar uma textura lisa e sem grumos quando for misturado.
02 -
Usando uma batedeira com o acessório de pá, misture bem o queijo creme e o açúcar mascavo. Bata por uns 2-3 minutos até a mistura ficar fofa e homogênea, sem pedaços visíveis. Raspe as laterais da tigela frequentemente para uma mistura uniforme. Reserve em outra tigela.
03 -
Na mesma tigela da batedeira (não é necessário lavar), use o batedor de varas e bata as natas frias com o extrato de baunilha em velocidade média-alta por cerca de 2 minutos, até formar picos firmes. Deve manter a forma ao levantar o batedor.
04 -
Com a batedeira em baixa rotação, despeje lentamente as 4 colheres de sopa de molho de caramelo. Eleve a velocidade para média e bata apenas até misturar bem — não bata demais para evitar que a nata perca volume.
05 -
Com cuidado, adicione a mistura de queijo reservada ao creme de caramelo. Bata em velocidade baixa até que a textura esteja uniforme e leve, o que deve levar aproximadamente 1 minuto. Evite bater por muito tempo para manter a leveza.
06 -
Transfira o creme finalizado para uma tigela de servir. Para uma apresentação bonita, faça um leve buraco no centro e coloque um pouco de molho de caramelo. Polvilhe com a canela, se desejar.
07 -
Organize pedaços de bolachas, fatias de maçã ou outros acompanhamentos ao redor do creme. Se usar maçãs, pode mergulhá-las em um pouco de sumo de limão para evitar que fiquem escuras. Sirva o creme mais para frio, mas não gelado, para destacar os sabores.