01 -
Organize todos os ingredientes, pique as cebolas, a cenoura e o alho, separe as carnes moídas e rasgue pequenas porções de manjerona e tomilho.
02 -
Aqueça azeite de oliva ou banha em uma panela de fundo grosso em fogo médio. Adicione cebola e cenoura picadas, refogue até que a cebola fique translúcida.
03 -
Acrescente o alho picado e refogue rapidamente, apenas até liberar aroma.
04 -
Junte a carne bovina e suína moídas à panela, mexendo ocasionalmente. Cozinhe até que todo o líquido evapore e as carnes comecem a dourar e aderir ao fundo.
05 -
Adicione o vinho branco seco, raspando o fundo da panela para dissolver os resíduos dourados. Cozinhe até que o vinho evapore completamente e as carnes tornem a grudar.
06 -
Tempere com sal, acrescente os tomates pelados, misture bem e adicione água quente até cobrir a carne. Mantenha em fogo baixo com a panela semitampada.
07 -
Cozinhe lentamente por 2 horas e 30 minutos a 3 horas, completando com água quente sempre que necessário para evitar que seque excessivamente.
08 -
Nos 30 minutos finais, faça um buquê amarrando ramos de manjerona e tomilho e adicione à panela. Continue o cozimento em fogo baixo.
09 -
Descarte o buquê de ervas e adicione o leite. Misture cuidadosamente e deixe ferver em fogo baixo, até obter um molho homogêneo e aveludado, no ponto de umidade desejado.
10 -
Corrija sal e pimenta preta moída, misture bem e sirva imediatamente acompanhado de massa ou outra preparação de sua escolha.