01 -
Organize todos os ingredientes. Certifique-se de que os camarões estejam limpos. Se preferir menos picância, retire as sementes da pimenta dedo-de-moça ou omita-a completamente.
02 -
Em uma tigela, tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe descansar por 10 minutos para absorver os sabores.
03 -
Coloque o caldo de camarão em uma panela média e aqueça em fogo baixo. Mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto, sem deixar ferver.
04 -
Em uma frigideira em fogo médio, frite os camarões em 20 gramas de manteiga por aproximadamente 3 minutos de cada lado até ficarem rosados. Reserve alguns para decoração final.
05 -
Em uma panela de fundo grosso em fogo médio, derreta 30 gramas de manteiga. Refogue a cebola por alguns segundos, adicione o alho e refogue rapidamente, sem dourar.
06 -
Acrescente mais pimenta-do-reino e o tomate picado. Misture bem até os tomates começarem a desmanchar. Adicione o arroz arbório e refogue por 2-3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar.
07 -
Despeje o vinho branco seco e mexa até que o líquido esteja quase totalmente absorvido pelo arroz.
08 -
Adicione 3 conchas do caldo de camarão ao arroz e mexa para incorporar. Quando o líquido estiver quase absorvido, adicione mais 1 concha do caldo. Repita o processo até o arroz ficar bem macio, mantendo constante atenção à textura.
09 -
Quando o arroz estiver quase no ponto ideal de cozimento, adicione os camarões fritos reservados (exceto alguns para finalização). Misture, desligue o fogo e aguarde 2 minutos.
10 -
Adicione o queijo parmesão e mexa até derreter completamente. Ajuste o sal e a pimenta conforme necessário.
11 -
Acrescente as 60 gramas de manteiga restantes e mexa até incorporar e derreter completamente, obtendo a textura cremosa característica.
12 -
Deixe o risoto descansar por 2-3 minutos. Adicione a salsinha picada e misture delicadamente.
13 -
Monte o prato com o risoto cremoso, decore com os camarões fritos reservados e sirva imediatamente.