01 -
Assim que tirar o poblano do forno, deixe esfriar por uns 10 minutos para manuseá-lo sem se queimar. Com as mãos, retire a pele queimada com cuidado, ela deve soltar facilmente. Abra a pimenta, remova o caule e raspe todas as sementes. Depois, pique a polpa assada em pedacinhos pequenos e reserve.
02 -
Preaqueça o forno a 200°C (400°F). Forre uma assadeira pequena com papel manteiga. Lave e seque bem o poblano, deixando-o inteiro com o caule. Coloque-o na assadeira preparada e leve ao forno por uns 20 minutos. Use uma pinça para virar o poblano com cuidado e asse por mais 20 minutos, até que toda a pele fique enrugada e levemente queimada.
03 -
Em uma tigela grande, misture o milho já frio, o poblano picado, a cebola roxa, as pimentas jalapeño e o coentro. Regue com os sucos de limão-cravo e limão-siciliano. Tempere com sal a gosto e mexa tudo delicadamente para não amassar os grãos de milho.
04 -
Enquanto o poblano fica no forno, cozinhe o milho congelado conforme as instruções do pacote. Para melhores resultados, cuide para que os grãos não passem do ponto - eles precisam permanecer firmes e suculentos. Depois de cozidos, escorra bem e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
05 -
Enquanto o milho e o poblano esfriam, pique a cebola roxa em pedaços pequenos, do tamanho dos grãos de milho. Retire as sementes e as membranas brancas das pimentas jalapeño (use luvas, se necessário) e corte em pedacinhos bem pequenos. Pique as folhas de coentro, descartando os talos grossos.
06 -
Cubra a tigela com filme plástico ou transfira os ingredientes para um recipiente com tampa. Coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos. Deixe por algumas horas, se puder, para que os sabores fiquem mais intensos. Mexa bem antes de servir, provando e ajustando o sal, se necessário.
07 -
Sirva sua mistura de milho fria com chips de tortilha, como cobertura para tacos, burritos, carnes grelhadas, saladas ou bowls. Guarde qualquer sobra em uma embalagem hermética na geladeira.