01 -
Numa panela, aqueça o leite com as ervas aromáticas e a cabeça de alho. Assim que ferver, desligue o fogo, adicione o bacalhau, tampe a panela e deixe repousar por 15 minutos. Com uma escumadeira, retire o bacalhau, deixe esfriar e desfie. Reserve o leite do cozimento.
02 -
Corte a baguete em fatias, regue com azeite e leve ao forno para dourar. Retire do forno, corte o alho ao meio e esfregue nas fatias de pão. Reserve para servir.
03 -
Retire o miolo dos pães e rasgue-o com as mãos. Coloque em uma panela e despeje o leite quente do cozimento do bacalhau sobre ele. Misture bem até formar uma espécie de purê. Reserve.
04 -
Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e a pimenta. Acrescente o alho, a cenoura e o bacalhau desfiado e continue refogando. Deixe secar bem, por cerca de 5 a 10 minutos em fogo alto. Desligue o fogo, adicione o purê de pão, misture bem e ajuste o sal se necessário.
05 -
Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a farinha de trigo e deixe cozinhar por dois minutos. Junte o leite fervente do cozimento do bacalhau e cozinhe até engrossar bem, mexendo sempre com um fouet (batedor de arame) por aproximadamente 5 minutos. Acrescente a mostarda, a noz-moscada, o sal e a pimenta.
06 -
Em um refratário untado, disponha uma camada do refogado de bacalhau com pão, cubra com o molho bechamel e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos para gratinar. Sirva acompanhado das torradas e regue com azeite extra virgem.