01 -
Derreta uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira funda e acrescente a cebola roxa picada. Refogue até que fique translúcida.
02 -
Adicione o conhaque e incline levemente a frigideira para permitir que o álcool flambe com cuidado até extinguir a chama. Acrescente o vinagre balsâmico e o molho de soja, deixando reduzir por alguns minutos.
03 -
Coloque o ramo de alecrim e adicione o vinho tinto seco. Deixe ferver até os líquidos reduzirem para cerca de 3/4 do volume original.
04 -
Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de farinha de trigo com uma colher de sopa de manteiga, formando uma farofa com a ponta dos dedos. Reserve.
05 -
Com o molho reduzido, acrescente a farofa aos poucos, mexendo sempre com um fouet até atingir textura cremosa. Não utilize toda a farofa se o molho já estiver espesso.
06 -
Passe o molho por uma peneira fina, retorne à frigideira limpa e aqueça suavemente. Acrescente uma colher de manteiga sem ferver. Ajuste sal e pimenta.
07 -
Aqueça uma frigideira em fogo alto, adicione parte da manteiga e disponha os medalhões. Sele cada lado por cerca de 2 minutos e, em seguida, sele as laterais por aproximadamente 1 minuto cada. Tempere com sal e pimenta durante o processo.
08 -
Arrume os medalhões nos pratos, regue generosamente com o molho de vinho tinto finalizado e sirva imediatamente.