Penne iogurte ervilhas nozes (Versão para Impressão)

# Ingredientes:

→ Massa e acompanhamentos

01 - 200 g de penne
02 - 1 pote (170 g) de iogurte natural ou grego
03 - 1 xícara (aprox. 120 g) de ervilhas congeladas
04 - 1 dente de alho
05 - 1 colher de sopa de azeite de oliva
06 - Queijo parmesão ralado a gosto
07 - Nozes quebradas a gosto
08 - Sal a gosto
09 - Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
10 - Noz-moscada ralada a gosto
11 - Folhas de manjericão fresco a gosto

# Instruções:

01 - Coloque água suficiente em uma panela grande, adicione uma pitada generosa de sal e leve ao fogo para ferver. Enquanto isso, disponha as ervilhas congeladas em uma peneira, enxágue sob água corrente para eliminar os cristais de gelo e reserve para escorrer.
02 - No liquidificador, adicione o iogurte, o dente de alho descascado, metade das ervilhas (aproximadamente 60 g), o azeite de oliva e uma pitada de sal. Bata até obter uma mistura homogênea e cremosa.
03 - Coloque o penne na água fervente e cozinhe conforme o tempo indicado na embalagem, até atingir o ponto al dente.
04 - Enquanto a massa cozinha, coloque as ervilhas restantes em uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo médio. Ferva por cerca de 3 minutos, depois escorra bem.
05 - Após o cozimento, escorra o penne e retorne-o à panela. Acrescente o molho de iogurte, as ervilhas escaldadas, uma porção de queijo parmesão ralado e rale noz-moscada a gosto. Misture delicadamente até envolver toda a massa.
06 - Prove o preparo e ajuste o sal se necessário. Moa pimenta-do-reino na hora, polvilhe nozes quebradas e adicione folhas de manjericão rasgadas antes de servir.

# Notas:

01 - Utilizar iogurte integral proporciona maior cremosidade ao molho. Preparar o molho apenas com o calor residual da massa mantém seu frescor e evita que talhe.