01 -
Esprema o suco das bergamotas em uma tigela pequena, adicione o vinho branco seco e o molho shoyu. Misture bem até homogeneizar.
02 -
Tempere o lombo com sal e pimenta-do-reino a gosto. Regue com a marinada preparada. Acrescente as ervas picadas, o gengibre fatiado e os dentes de alho. Cubra o recipiente com tampa ou filme plástico e refrigere por no mínimo 2 horas, preferencialmente de um dia para o outro.
03 -
Pré-aqueça o forno a 220 °C.
04 -
Aqueça uma frigideira ou panela em fogo alto. Adicione um fio de azeite de oliva e sele o lombo dourando todos os lados, sem perfurar a carne, para preservar os sucos.
05 -
Transfira o lombo selado para uma assadeira. Regue com parte da marinada reservada, cubra com papel alumínio e asse por 30 minutos. Após esse tempo, remova o alumínio e asse até dourar, regando ocasionalmente com o líquido e virando a carne para caramelizar uniformemente.
06 -
Ferva 1 litro de água em uma panela. Passe a batata-doce amassada por uma peneira para obter textura lisa. Assim que a água ferver, adicione a batata-doce peneirada e mexa energicamente com fouet. Quando começar a ferver novamente, tempere com sal e incorpore a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre para evitar grumos.
07 -
Cozinhe a mistura em fogo baixo por 15 a 20 minutos, mexendo de tempos em tempos até atingir a consistência desejada. Ajuste o sal e desligue.
08 -
Sirva a polenta cremosa em pratos individuais. Disponha fatias do lombo sobre a polenta, regue com o molho do assado e finalize com brotos frescos, se desejar.